quinta-feira, 3 de junho de 2010

Para motivar a cozinhar.

Segunda-feira assisti um programa na TV - que esqueci agora qual era o canal e qual o nome do programa, sorry?! - que juro que vou passar a acompanha-lo (como se fosse um sacrifício pra mim, kk!), e daí dou os devidos créditos de horário e canal. Quatro chefes que, entre conversa de meninos, falam o que os levaram a se tornarem cozinheiros profissionais, e ainda preparam pratos uns para os outros. Enfim, perfeito o programa (pelo menos pra mim!). Um deles, que se chama Dalton e tem cara de ser o mais novo, disse uma frase que ficou na minha cabeça.

Não cozinhei nada esta semana - buááá! - porque os últimos dias do mês são sempre uma tristeza para os armários da cozinha e para a geladeira daqui de casa; mas, fiquei com vontade de preparar algo só por causa da frase. Me imaginei quase a Julia Child - do filme Julie & Julia - cozinhando super empolgada, batendo a colher nas tampas das panelas e fazendo música com os dedos enquanto adiciona uma pitada a mais de temperos. Aí pensei, será que consigo motivar alguém a cozinhar? Pra mim, preparar um prato e receber um elogio de alguém que provou e aprovou é MA-RA-VI-LHO-SO. Assim como ensinar uma receita minha pra alguém, e depois descobrir que a receita deu certo e a pessoa ficou super feliz com o resultado. Lembro que quando estava em Brasília no começinho do ano, fiz um suflê de legumes e frango para a Patty e o Fê, minha cunhadinha e meu brô. Poucos dias depois, quando já estava em casa, o Fê me ligou dizendo que a Patty, que nunca soube cozinhar muito bem, mas que faz uma farofa de linguiça calabresa IN-COM-PA-RÁ-VEL, fez o suflê sozinha, ficou idêntico ao que eu tinha feito, e que ela estava super feliz. Sei que é besteira, mas quase choro ao telefone (sério!) de felicidade por mim e pela Patty.

Então, dei uma volta enorme só pra dizer que a partir de agora, vou postar frases apetitosas pra estimular, quem sabe - e assim espero!!! - alguém a se encantar por sabores e temperos.

Indo ao que interesa:
"Quando as pessoas comem o prato, comem com os olhos... Importantíssimo isso!"
Dalton Rangel.

Beijos!

2 comentários:

  1. certeza!
    e eu cozinehira feudal, acho ótimo vc istigar as pessoas a fazerem pratos elaborados, simples, botinos e gostosos...
    e neh, fiz um purê de batatas com carne muída de passar por debaixo da mesa...
    eiiiiiii
    quero demais saber desse programa...
    naum tenho tv a cabo mais ainda existe youtube :D
    bjs duuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  2. comentei nos outros post´s...

    tu apagou os anteriores?!
    O.O

    ResponderExcluir