quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cupcakes da sorte!

Nossa, 2010 passou voando! Sério! Não sou daquelas pessoas que todo final de ano falam isso, mas desde que Dezembro começou tô com a impressão que o ano só teve quatro meses. E a Leydiane vai concordar comigo! Aí, queria fazer o cupcake só para o Natal, mas hoje percebi que faltam poucos dias pra ele (acho que tava com a cabeça no mundo da lua!), e soube que a tia Iêda, que vem passar o Natal aqui em casa, já encomendou várias guloseimas pra ceia, então meus bolinhos iriam sumir no meio da comilança. Por isso que resolvi fazê-los logo hoje pela manhã. Bolo fica tão bom com dias nublados, vocês não acham?

Cupcakes da sorte




INGREDIENTES:


2 ovos
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de aveia em flocos
1 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó químico sabor baunilha
1 pacote de confeitos crocantes em formato de figuras (trevo de quatro folhas) para cupcakes
1 pacote de açúcar colorido (verde) para decorar
formas de papel para cupcakes
1 lata de doce de leite moça para corte


Obs! Você vai precisar de formas para assar os cupcakes. Algo para dar estrutura a forminha de papel. Pode ser aquela de alumínio no formato de uma assadeira com furos ou pode ser como as minhas, formas individuais de silicone. As minhas, são excelentes e comprei naquela revista da Avon. Não achem que a forma de papel vai segurar a massa dentro dela enquanto os bolinhos assam. Confie em mim, vai virar uma tragédia!

PREPARO:


1- Na batedeira, bata os dois ovos inteiros por 3 minutos. Eles vão dobrar de tamanho;
2- Acrescente o açúcar aos pouquinhos e sem parar de bater;
3- Quando estiver com a massa uniforme acrescente a farinha;
4- Depois o leite;
5- E por último a aveia;


6- Adicione o fermento e mexa com uma colher;


7- Coloque as forminhas de papel dentro da forma em que se vai assar o bolinho e preencha com massa deixando um espaço de, mais ou menos, 0,5 cm para chegar a borda (usei como medida três colheres de sopa de massa);
Obs! 2 Como só tenho seis formas de silicone, assei meus bolinhos em três fornadas já que a massa rende 18 porções. Assim que os primeiros ficaram prontos, desenformei bem rapidinho e sem apagar o forno, e preenchi com outras formas de papel e com a segunda rodada de massa. Os bolinhos da segunda e da terceira fornada ficaram iguais aos primeiros porque este é um tipo de massa que não desanda se ficar "quetinha" um pouco. Mas, de vez em quando, dava uma mexidinha de leve com uma colher na massa crua.


8- Assar os bolinhos por 20 minutos em temperatura média com forno pré-aquecido;


9- Com uma faca, fazer um círculo na parte central do bolo;


10- Retirar a massa do círculo fazendo um buraco no bolinho;
Obs! 3 Gente, por favor, não vão jogar a massa que vocês retiraram pra fazer o círculo fora, certo? Vocês podem ir petiscando enquanto vão recheando, não acham? Odeio comida no lixo!


11- Com uma faca, vão enfiando o doce no buraquinho...


12- até preenchê-lo;


13- Cobrir toda a parte de cima do bolo com uma camada fina de doce;
Obs! 4 Por isso que a massa crua vai até quase a borda da forma de papel, para o bolo, quando assar crescer um pouco pra fora da forma.


14- Em um potinho a parte (desde que o recipiente seja maior que o bolo) misturar o açúcar colorido e o confeito;


15- Por o bolinho dentro do pote com o doce encostando nos confeitos, e girar o bolinho para os confeitos se fixarem na cobertura;

 16- Aí é só fazer o café e curtir a tarde nublada.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário